Blog

Home/Orientação as Empresas/Como nós resolvemos o problema de queda de produtividade em uma empresa

Como nós resolvemos o problema de queda de produtividade em uma empresa

Muitas vezes os empresários se vem na seguinte situação: O negócio vai bem, começa a crescer e a empresa contrata novos funcionários. O crescimento dá mais um salto, e quando tudo parece que vai muito bem a produtividade da equipe começa a cair.

O pior é quando para solucionar este problema uma série de iniciativas são realizadas, como a ampliação de benefícios e programas de incentivo, porém nada dá certo.

Isso já aconteceu com você? Ajudamos uma empresa com estes problemas a resgatar a produtividade e mantê-la em bom nível, saiba como lendo este artigo.

Diagnóstico Inicial

A empresa que ajudamos é do ramo de Consultoria Tributária. Esse setor é bastante sensível a produtividade de sua equipe, pois como é um serviço, depende basicamente de pessoas e de conhecimento.

Neste ramo de atividade é comum a exigência de que o colaborador se mantenha atualizado. Para isso, além do empresário ter que oferecer atualização é necessário que o colaborador procure mais informações por si só.

No nosso diagnóstico, percebemos que essa dinâmica de conhecimento e alguma falta de perspectiva de crescimento da equipe estava desmotivando alguns funcionários. Muitos estavam a anos fazendo a mesma atividade, principalmente alguns casos mais antigos, que não tinham nem ideia das novidades da sua área.

Proposta de Solução

Oferecemos a empresa que implementasse um programa de estágio.

E o resultado? Foi “batata”!

Inicialmente todos ficaram surpresos com a sugestão.

Por que implementar um programa de estágio? Como isso pode ajudar? Imagino que você também esteja fazendo estas mesmas perguntas e talvez não esteja nem acreditando que esta é uma solução. Mas não se preocupe, vamos explicar a você como fizemos e o motivo de realmente ser uma boa solução.

Recomendamos para você:  Mão-de-Obra Qualificada - Saiba como preparar a sua empresa

O fato é que contratar estagiários dá uma oxigenada na equipe de trabalho. Vamos lembrar que no estágio existem jovens ávidos por realizar na prática aquilo que se aprende nos bancos escolares.

Existem alguns outros aspectos, como a facilidade tecnológica dos que chegam. Normalmente esses jovens estão mais abertos para novas atividades e isso possibilita trazer o conhecimento acadêmico para dentro da empresa.

Isso sem contar ainda a facilidade de socialização e trabalho em equipe. O que significa um verdadeiro reforço para a equipe de trabalho, contando ainda com o incentivo de não ter encargos trabalhistas.

Implementação de um Programa de Estágio

Aqui vem a melhor parte, pois não basta implementar sem estruturar o programa, senão é esforço jogado fora.

Lembra-se dos colaboradores antigos que estavam desmotivados? Pois bem, sugerimos a empresa avaliar quais poderiam ser supervisores de estágio.

Esses colaboradores eram os mais antigos e experientes e sabiam como ninguém a cultura da empresa. Nada melhor do que isso!

Estar próximo dos jovens ampliou as responsabilidades destes colaboradores e permitiu que eles pudessem tanto ensinar como também aprender. Isso mudou totalmente a expectativa destes colaboradores.

Melhora da produtividade

Voltando ao tema produtividade, com a implementação do programa a empresa viu grandes melhoras. Vamos lembrar que o programa trouxe jovens ávidos por realizar e por outro lado trabalhamos as expectativas dos mais antigos de casa.

Essa dinâmica de aprendizado foi muito valorosa. Tiveram benefícios adicionais como a redução dos custos de contratação, já que o estagiário de bom desempenho passou a ser considerado na efetivação.

Como implementar um Programa de Estágio na minha empresa?

É importante nisto tudo contar com um agente de integração como o Instituto Capital Social, isso vai permitir ser mais assertivo nas contratações e na gestão de estágios.

Recomendamos para você:  Veja se a sua empresa é obrigada a contratar um Jovem Aprendiz

E você, necessita de um apoio no programa de estágio de sua empresa? Viu oportunidades de ampliar a produtividade em sua empresa? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo.

Written by

A Capital Social Instituto de Pesquisa, é uma ONG que atua como Instituição Formadora de Aprendizes, ela também tem um trabalho com estagiários ajudando jovens e empresas a estabelecerem uma ótima relação no mercado de trabalho.