Blog

Home/Orientação as Empresas/5 ótimos motivos para contratar um Aprendiz em sua Empresa

5 ótimos motivos para contratar um Aprendiz em sua Empresa

A contratação de funcionários sempre foi muito complicada para qualquer empresa. São investidos recursos, criado métodos, desenvolvidos processos. Tudo isso na expectativa de acertar a pessoa adequada para aquela vaga e função, e assim garantir a tão sonhada produtividade plena, não é mesmo?

Com tudo isso, o Jovem, por viver uma fase de transição para a vida adulta, por muitas vezes não estar capacitado tecnicamente ou por não ter experiência, é visto com reticências e, geralmente, não é contratado. Não é à toa que o desemprego nessa faixa etária é tão alto.

Mas isso vem mudando, pois, a introdução da Lei do Aprendiz, o esforço de Empresas e Instituições Formadoras na implantação de bons programas tem transformado essa realidade, e as empresas já contam com bons motivos para contratar aprendizes. Veja abaixo ótimos motivos para contar com a força Jovem na empresa.

Risco de autuações e multas

O primeiro motivo é o legal, esse não vai escapar da nossa lista, pois ter autuações e consequentes multas, só vão fazer a sua empresa gastar mais dinheiro.

Sua empresa não tem aprendizes e nunca recebeu a visita ou correspondência para esclarecimentos? Saiba que isso é sorte e pode acabar!

O Ministério do Trabalho através das informações da CAGED já sabe quais são as empresas que estão descumprindo a Lei, é questão de tempo para elas serem autuadas.

Redução de encargos

A Lei trouxe junto com a obrigatoriedade um incentivo de redução do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. Para um Aprendiz são depositados na conta vinculada 2% do salário contra 8% dos outros funcionários.

Recomendamos para você:  Mão-de-Obra Qualificada - Saiba como preparar a sua empresa

Além disso, não há multa nem aviso prévio no término do contrato do Aprendiz, isso pode significar uma grande economia no bolso das empresas.

Capacitação e Aprendizagem

Uma das grandes justificativas de não contratar um Jovem sempre foi a falta de preparo e capacitação. Atento a isso, todo Aprendiz tem que realizar o curso de formação técnica em uma Instituição Formadora, isso preenche essa lacuna.

É importante lembrar que a escolha do curso está ligada à função na empresa pelo CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), isso garante que o aprendizado do jovem seja aplicado integralmente na empresa.

Adaptação à Missão e Valores da Empresa

O Jovem começa como Aprendiz, mas nada impede a empresa de efetivá-lo. Pense bem, a empresa gasta um grande volume de recursos na contratação. Então por que não aproveitar os jovens do Programa que já conhecem a empresa, estão adaptados, possuem seus valores e estão capacitados para se tornarem efetivos?

Apoio da Instituição Formadora

Lembre-se, na contratação do Aprendiz é necessário realizar o convênio com uma Instituição Formadora. Nesse processo, ela passará a ser uma parceira da Empresa.

Além de dar a formação, pelo conhecimento que possui sobre o programa, é fundamental contar com o apoio dela, seja durante a seleção, o acompanhamento de performance e porque não nos processos de Recursos Humanos.

Como vocês podem perceber, foram 5 motivos apresentados neste post, e em todos eles há benefícios diretos para os empregadores, seja na economia de recursos, dinheiro e tempo. Empresa que não são obrigadas também contam com esses benefícios.

Você precisa de Aprendiz na sua empresa? Possui dúvidas sobre o programa? Entre em contato conosco que ajudaremos a sua empresa

Written by

A Capital Social Instituto de Pesquisa, é uma ONG que atua como Instituição Formadora de Aprendizes, ela também tem um trabalho com estagiários ajudando jovens e empresas a estabelecerem uma ótima relação no mercado de trabalho.