Blog Empresas

Home/Blog Empresas

Como nós resolvemos o problema de queda de produtividade em uma empresa

Muitas vezes os empresários se vem na seguinte situação: O negócio vai bem, começa a crescer e a empresa contrata novos funcionários. O crescimento dá mais um salto, e quando tudo parece que vai muito bem a produtividade da equipe começa a cair.

O pior é quando para solucionar este problema uma série de iniciativas são realizadas, como a ampliação de benefícios e programas de incentivo, porém nada dá certo.

Isso já aconteceu com você? Ajudamos uma empresa com estes problemas a resgatar a produtividade e mantê-la em bom nível, saiba como lendo este artigo.

Leia Mais

5 cuidados na hora de contratar um aprendiz para a sua empresa

É dever de todo empregador cumprir com a legislação trabalhista que rege a categoria de seu empregado. O cuidado em executar tudo dentro da lei é importante para ambas as partes. Quem não segue as definições legais cria um problema para ser administrado no futuro. Para que você não passe por esta desagradável situação, listamos as 5 principais obrigações dos empregados para com seus colaboradores. Portanto, confira nosso post!

Leia Mais

Como funciona a Lei do Aprendiz?

A contratação de um jovem aprendiz não deve ser tratada meramente como uma obrigação, mas como um investimento, tendo em vista o seu baixo custo e os benefícios proporcionados à empresa. Conhecer a Lei do Aprendiz e seguir os passos para o seu cumprimento é importante para obter uma mão de obra qualificada e, consequentemente, o crescimento da empresa. Neste post, você obterá mais informações sobre a lei de aprendizagem e como colocá-la em prática.

Leia Mais

Saiba como calcular a cota de aprendizes de uma empresa

Embora a Lei do Aprendiz tenha quase 15 anos, ainda existem muitas dúvidas sobre os temas que a cercam, um deles é o cálculo da cotas de contratação dos aprendizes. Esse é um ponto polêmico e fazer contratações de menos pode prejudicar a implantação do programa na Empresa.

A grande questão é: quais os trabalhadores devem ser considerados para aplicar a cota, são todos? São somente cargos técnicos? E os quadros da direção, devem ser considerados?

Neste post buscamos esclarecer estes pontos.

Leia Mais

5 ótimos motivos para contratar um Aprendiz em sua Empresa

A contratação de funcionários sempre foi muito complicada para qualquer empresa. São investidos recursos, criado métodos, desenvolvidos processos. Tudo isso na expectativa de acertar a pessoa adequada para aquela vaga e função, e assim garantir a tão sonhada produtividade plena, não é mesmo?

Com tudo isso, o Jovem, por viver uma fase de transição para a vida adulta, por muitas vezes não estar capacitado tecnicamente ou por não ter experiência, é visto com reticências e, geralmente, não é contratado. Não é à toa que o desemprego nessa faixa etária é tão alto.

Mas isso vem mudando, pois, a introdução da Lei do Aprendiz, o esforço de Empresas e Instituições Formadoras na implantação de bons programas tem transformado essa realidade, e as empresas já contam com bons motivos para contratar aprendizes. Veja abaixo ótimos motivos para contar com a força Jovem na empresa.

Leia Mais

Veja se a sua empresa é obrigada a contratar um Jovem Aprendiz

Desde 1991, quando foi implementado a Lei das Cotas para pessoas portadoras de necessidades especiais, o Governo tem tentado, por meio da legislação, criar oportunidades de emprego para todos os segmentos.

Um desses segmentos segmentos é o de Jovens, no qual o desemprego  é, algumas vezes, superior à média do mercado. Esses jovens esbarram em diversas dificuldades em sua contratação, como a falta de conhecimento técnico, de experiência e o receio por parte da empresa relacionado à falta de produtividade. Porém, uma lei de 2000, regulamentada em 2005, tenta melhorar essa situação com a obrigatoriedade de cotas para Aprendizes nas empresas.

Veja se sua empresa precisa contratar e evite problemas com o MTE. 

Leia Mais