Blog

Home/Primeiro Emprego/5 dicas para se conseguir o primeiro emprego

5 dicas para se conseguir o primeiro emprego

Você é jovem, tem muita vontade de trabalhar, mas não consegue entrar no mercado de trabalho? Saiba que são muitas as pessoas na mesma situação, mas existem dicas que podem dar certo na procura pelo primeiro emprego. Veja abaixo cinco delas:

Escreva um Curriculum

A primeira coisa a fazer é escrever um Curriculum, este documento é essencial para começar a procurar emprego. Não tem experiência ou nunca trabalhou? Não tem problema, saiba que você tem bastante coisa para contar. Acredite! Veja neste link as dicas para você conseguir escrever um bom curriculum mesmo sem experiência.

Entre em contato com amigos empregados

Conversar com amigos que já estão empregados também é um bom negócio, pois eles poderão dar dicas valiosas e até indicar você para uma vaga. Lembre-se: eles já passaram pelo mesmo momento que você e obtiveram êxito.

Descubra quais empresas ou setores que estão contratando

Descobrir quais são as empresas e os setores que estão contratando é muito importante, assim você poderá acessá-las com mais facilidade.

Um exemplo: Janeiro não é um bom mês para procurar emprego em Lojas do Varejo, pois já se passou o movimento que antecede o Natal e, normalmente, neste mês há dispensa de funcionários.

Viu só? É sempre bom estar atento às oportunidades de contratação.

Faça um Curso de Formação Profissional

Muitas empresas não contratam ou evitam contratar jovens por causa da falta de experiência, mas isso pode ser contornado se você tiver uma boa formação profissional.

Recomendamos para você:  10 Dicas do que escrever no primeiro curriculum

É isso que acredita a Capital Social que atua com Jovens no primeiro emprego. Os cursos servem para que o Jovem tenha preparo para compensar a experiência de um profissional já atuante no mercado.

Muitas empresas procuram essas instituições para escolher os seus colaboradores.

Prepare-se para a entrevista

Pronto, você enviou seu curriculum, cadastrou nos sites de emprego, fez uma formação profissional e foi chamado para uma entrevista. Saiba que se não estiver preparado, pode ser o fim de algo que ainda não aconteceu.

Estude a empresa, vista-se adequadamente, tome cuidado com a fala e valorize seu lado acadêmico.

Essas são apenas algumas dicas importantes para você se dar bem na busca pelo primeiro emprego, espero que elas possam ajudar. A Capital Social é uma Instituição Formadora para Jovens no Primeiro Emprego e faz a ligação entre empresas e jovens interessados em trabalhar. Faça o cadastro para os nossos cursos de formação, sua oportunidade pode estar aqui!

E você precisa de Aprendiz na sua empresa? Possui dúvidas sobre o programa? Entre em contato conosco que ajudaremos a sua empresa

Written by

Leandro Oliveira é contabilista e economista formado pela PUCSP. Especialista em Finanças e Projetos Six Sigma, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade. Atualmente é Presidente da Capital Social Instituto de Pesquisa